Como atrair e conquistar lindas mulheres
Custom Search

segunda-feira, 23 de março de 2009

Madeira presente no lançamento de um satélite a vigiar pela Eutelsat Madeira

É o primeiro acto público que liga a Madeira ao líder europeu do sector das telecomunicações por satélite, a Eutelsat. No próximo dia 30 de Março, a Eutelsat vai lançar para o espaço um satélite a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. E o lançamento do foguetão vai contar com a presença de um elemento do Governo da Madeira: o secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, irá representar a Região por tutelar a área das telecomunicações.

Este convite surge na sequência do investimento e instalação da Eutelsat na Madeira, noticiado pelo DIÁRIO a 13 de Março do último ano. O gigante francês vai investir perto de 80 milhões de euros numa estação a edificar na Zona Franca e Industrial do Caniçal. A intenção deste grupo é instalar na Madeira um centro de monitorização e acompanhamento dos seus satélites, pois de acordo com os promotores, o nosso arquipélago reúne condições importantes para tal projecto: um regime fiscal atractivo oferecido pelo Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) e uma localização que permite uma boa cobertura de satélite.

Numa aposta que visa atrair para a Região, através do CINM, investimento estrangeiro, bem como áreas de actividade que constituam uma mais-valia tecnológica no conjunto das actividades empresariais desenvolvidas, a Região vai investir cerca de 5 milhões e o projecto vai ser co-financiado pela União Europeia. O envolvimento da Madeira neste projecto está a ser liderado pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que o vai candidatar a apoios comunitários.

A escolha pela Madeira - a empresa já tem a sede num escritório do n.º 50 da Avenida do Infante - resulta de um estudo desenvolvido pelos técnicos da empresa francesa, que concluiu que a localização da Madeira é considerada a ideal, já que estando na periferia da Europa não deixa de permitir um vasto alcance para leste, sendo propósito da Eutelsat que o seu novo satélite tenha, também, um grande alcance para Oeste.

Inicialmente, o propósito dos franceses é garantir uma estação de apoio ao satélite, ou seja, de monitorização e acompanhamento da sua órbita. Contudo, em cima da mesa está a possibilidade de o negócio evoluir e com isso se desenvolverem aplicações de telecomunicação. O interesse da Eutelsat não é alheio às condições de competitividade que o Centro Internacional de Negócios da Madeira oferece aos investidores estrangeiros, surgindo agora o Governo Regional com novos programas de atracção de investimento directo estrangeiro que procuram oferecer condições que possam convencer as empresas estrangeiras a se instalar na ilha.

0 Comments: